Redes sociais

Instagram Pinterest Facebook

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Qual a melhor lixa para as unhas?

Lixa de areia, polidora, metal ou vidro?

Todos conhecem e quase todos usam as lixas comuns, de areia, feitas em papel ou papelão.  Por serem descartáveis, também são as mais comuns em salões. Mas as opções no mercado vão muito além! São lixas especiais, menos agressivas e não necessariamente mais caras! Para escolher o que melhor se adapta à sua necessidade e bolso, confira algumas informações.


Diferentes materiais para acabamentos e resultados diversos! 


1. Lixa Polidora Star 4 faces QVS 2. Mini Lixa Océane 3. Lixa de Cristal UBU 4. Lixa de Areia Mundial 5. Lixa de Metal Mundial

Areia

As lixas de areia são elaboradas em papel ou papelão prensado com areia em duas granulações - fina ou grossa. São coladas em base de papelão, madeira ou acrílico.
É uma lixa áspera e por isso, muito abrasiva, em especial na face com granulação grossa.
Como é feita em papel, ao serem molhadas perdem a estrutura e muitas vezes podem descolar da base. São as mais leves e estão disponíveis em vários formatos e cores.

É uma lixa que deve ser usada com cautela, pois agride a estrutura da unha, principalmente porque são usadas em movimento de vai e vem. Movimentos em uma só direção oferecem mais controle no lixar e evitam a separação de camadas das pontas das unhas.
Devem ser descartadas, pois acumulam resíduos da lixação. São ótimas para reduzir rapidamente o tamanho das unhas.



Polidora

Elaboradas principalmente em espuma, EVA, plástico, resina termoplástica, abrasivos. Com duas ou mais faces, as lixas polidoras apresentam faces com superfície abrasiva em diferentes granulações para um nivelamento fino das unhas e uma superfície lisa que oferece acabamento e brilho intenso. Podem ou não receber uma camada de espuma, o que as deixam mais flexíveis, oferecendo conforto no manuseio.

Para mulheres, são ótimas para manter a superfície uniforme e preparar para a esmaltação. Para homens, confere excelente acabamento e deixam as unhas brilhantes.

Metal

Corpo em metal e cabo em plástico. O metal da lixa é texturizado, o que confere o efeito para lixar. Proporcionam uma lixação mais suave comparado às lixas de areia e têm a vantagem de não amassarem e quebrarem. A higiene é fácil, pois não agride seu material e assim, pode ser usada por anos!
O cuidado é manter firme o movimento para lixar, mas ao mesmo tempo, sem muita força, para também evitar agredir as unhas (o ideal é sempre lixar na mesma direção) e a pele ao redor das unhas.
São excelentes para acabamento e dar forma às unhas.

Vidro

Também chamadas de lixas de cristal, em vidro texturizado, proporciona uma lixação suave e assim como a de metal, oferece acabamento e forma às unhas. São encontradas toda em vidro, com a região de apoio em vidro liso e são firmes durante o uso. Com uma espessura adequada, não oferece risco ao manuseio. De fácil limpeza, pode durar anos. O cuidado é para não deixá-la cair, pois poderá quebrar ou lascar.

Como a lixação é mais sutil, os resíduos gerados são muito finos.

Investimento

As lixas de areia são as de menor valor, mas têm o inconveniente de serem descartáveis. As lixas polidoras, metal ou vidro oferecem maior custo, mas podem durar anos!
  Faça a sua escolha!

Dicas gerais sobre lixas e lixação
  • Independente do material, as lixas devem ser mantidas secas para evitar proliferação de fungos.
  • Lixas sempre agridem as unhas, prefira as mais suaves. 
  • Movimentos na mesma direção protegem as camadas das unhas.
  • Evite lixar a superfície das unhas. Se for necessário, prefira sempre as polidoras.

Minha escolha? Prefiro usar a de vidro! Em emergências, levo na bolsa uma mini de areia e para viajar levo a de metal...tenho certeza que não vai quebrar. A polidora faz parte do acabamento. Não uso sempre, mas quando necessário.


Confira no site Bloombee produtos especiais para unhas, mãos e pés! 

http://www.bloombee.com.br/

Fontes de pesquisa
Sites:  
1. Consulta em 02.09.2014 - Rótulos de produtos Mundial Impala, QVS, UBU.
2. Consulta em 02.09.2014 - Site Mundial-Impala


Gostou? Compartilhe! Quer saber mais sobre este ou outro assunto? 
Entre em contato no rodapé da nossa página!